Suzuki Burgman a hidrogénio à venda no Japão em 2024?
A Suzuki mostrou mais uma vez o seu protótipo Burgman 400 movido a hidrogénio numa exposição no Japão, tendo ficado a ideia que poderá ser comercializado em 2024.
Os veículos a hidrogénio parecem ser outra via a explorar para ir além dos combustíveis à base de petróleo . O hidrogénio tem grandes vantagens e desvantagens: é o elemento mais abundante do universo, sempre combinado com outros, e quando queimado não polui (o produto é água pura). Pelo contrário, é um gás inflamável e o seu manuseamento não é fácil.
O assunto não é novo, porque já há algum tempo que aqui escrevemos sobre a Suzuki Burgman movida a hidrogénio, apresentada pela própria marca. Agora, novas informações vindas do Japão garantem que nos próximos meses o protótipo poderá ser comercializado, pelo menos no país do Sol Nascente.
Na Exposição de ‘Engenharia Automotiva 2024’, realizada no Japão, a Suzuki apresentou três veículos como eixos de sua estratégia para alcançar a neutralidade de carbono: a scooter Burgman com motor de combustão movido a hidrogénio, o carro Wagon R CGB que emprega o biogás e o protótipo elétrico MOQBA.
A marca japonesa está a explorar diferentes caminhos com o objetivo de superar a dependência dos combustíveis derivados do petróleo. Um desses projetos se refletiu na Suzuki Burgman 400 cujo motor, em vez de gasolina, é movido a hidrogénio .
“Para manter os custos de desenvolvimento o mais baixos possível, utilizamos modelos que já estão disponíveis no mercado. O protótipo é 20 cm mais comprido porque o tanque de hidrogénio é maior que o depósito de gasolina. Mas até que tenhamos um veículo deste tipo a funcionar, é preciso saber quais os problemas que podem surgir com o hidrogénio. Neste momento o desempenho é inferior ao de um modelo a gasolina ”, explicou um responsável da Suzuki .
0 comments