Benelli Leoncino 500 e Leoncino 500 Trail – Uma clássica contemporânea de tributo ao passado

Em cidade ou por caminhos fora da mesma a Benelli Leoncino 500 e a sua versão Trail são duas propostas da marca italiana que unem na perfeição um estilo retro muito na moda com tecnologia contemporânea.
- Benelli Leoncino 500 versão Trail
- Benelli Leoncino 500 versão standard
As Benelli Leoncino 500 foram inicialmente apresentadas como prototipos na feira internacional de Milão no ano de 2015. No ano seguinte o primeiro modelo da Leoncino 500 foi lançado no mercado Europeu com enorme sucesso até aos dias de hoje, pela combinação de estilo, tradição, desempenho e tecnologia contemporânea, tudo a um preço muito agressivo. Desenhadas pelo Stefano Casanova as Benelli são concebidas em Itália mas produzidas pelo seu parceiro chinês QianJiang.
Os dois modelos, a Leoncino 500 e a Leoncino 500 Trail compartem a mesma motorização e o mesmo chassis e apenas diferem no curso de suspensões, nas jantes raiadas e na jante de 19” na dianteira da versão Trail enquanto que a versão standard monta jantes de 17” à frente e atrás.
O seu estilo é o de uma Scrambler moderna com pormenores estéticos contemporâneos mas com um toque “old school” como seja o farol dianteiro redondo, de tecnologioa LED, e os guarda lamas ao estilo pesado antigo mas que combinam na perfeição com as linhas gerais da moto.
Também a combinação estética do assento e do depósito, que seguem um estilo de linhas direitas, marca a sua inspiração nas motos clássicas. O quadro do tipo trelissa em aço e as suspensões invertidas de 50mm, ajustáveis, têm na versão Trail mais 50 mm de curso que na versão standard da Leoncino 500. Também o amortecdeor traseiro, colocado lateralmente, tem mais 45mm de curso do que na versão normal. O maior curso de suspensões faz com que a versão Trail tenha o seu assento 40mm mais alto do que na versão normal .
Os travões diferem na dianteira pois os da versão standard da Leoncino montam pinças de 4 pistons e os da versão Trail de apenas 2 pistons, certamente para procurar maior suavidade na travagem em percursos fora de estrada. Os discos são no entanto idênticos, dois de 320mm na dianteira e um de 260mm na traseira. O ABS da Bosch é pouco intrusivo e é facilmente desligável. Mais ajudas electrónicas como o controle de tração não existem.
O motor da Benelli Leoncino 500 é um bicilíndrico de 500cc de 4 tempos e arrefecimento líquido, 4 válvulas por cilindro e DOHC, que debita uma potência de 48 CV às 8.500 rpm e com um binário máximo de 46NM às 6.000 rpm. O acelerador é convencional por cabo mas de tacto bastante progressivo e suave, controlando o sistema de injecção EFI de 37mm. A Leoncino 500 monta uma caixa de 6 velocidades e é compatível com o standard de emissões Euro 4.
A posição de condução é bastante natural, direita e de braços colocados numa posição aberta e na sua extensão natural encontramos os punhos. O assento é bastante confortável e permite uma maior deslocação do condutor ao longo da sua extensão o que em condução for a de estrada representa uma mais valia.
A versão Trail, com roda de 19” na dianteira e suspensões de maior curso, permitirá incursões fora de estrada com maior facilidade e segurança graças também aos pneus de piso misto que monta. Para uma utilização mais urbana e para condutores de estatura mais baixa a versão standard da Leoncino 500 poderá ser a opção mais correcta.
A Leoncino é um tributo a uma lenda da história do motociclismo italiano e a original, uma 125cc, data de 1955 e fez história e criou memórias no AND da Benelli. A Leoncino Trail é uma Scrambler moderna que combina tradição com modernidade e que nas suas duas diferentes configurações oferece a possibilidade de uma utilização mais urbana e também mista.
Com o seu estilo retro a Benelli Leoncino segue as tendências de mercado e compete directamente com outras marcas, como a Scrambler Ducati e Scrambler Triumph, que desenvolveram modelos clássicos modernos que tanto sucesso de mercado têm demonstrado.
Ficha Técnica Benelli Leoncino 500 Trail
Motorização
Combustível = Gasolina
Tipo de motor = 2 cilindros, 4 tempos
Cilindrada = 499.6 cm3
Potência = 47.6 cv
Rotação da potencia maxima = 8500 rpm
Binário = 46 nm
Rotação do binario maximo = 6000 rpm
Nº de cilindros = 2
Ciclo = 4
Valvulas por cilindro = 4
Alimentação = Injecção electrónica
Diametro X Curso = 69 x 66.8
Sistema de arranque = Eléctrico
Taxa Compressão = 11.5:1
Norma Anti Poluição = Euro 4
Ignição = Bosch (MSE6.0)
Transmissão
Transmissão = Corrente
Embraiagem = Húmida, multidisco
Numero Velocidades = 6
Caixa de velocidades = Manual
Quadro
Tipo de quadro = Estrutura em treliça
Suspensões
Suspensão dianteira = Forquilha invertida Ø 50 mm
Curso dianteiro = 125 mm
Regulações dianteiras = Não
Suspensão traseira = Amortecedor regulável
Curso traseiro = 45 mm
Regulações traseiras = Sim
Travões
ABS = Sim
Travões dianteiros = Duplo disco
Diametro discos dianteiros = 320 mm
Pinças dianteiras = 4 êmbolos
Travões traseiros = Disco
Diametro discos traseiros = 260 mm
Rodas/Pneus
Diametro da jante dianteira = 19 ”
Medida pneu dianteiro = 110/80-19
Diametro da jante traseira = 17 ”
Medida pneu traseiro = 150/70-17
Dimensões
Comprimento = 2174 mm
Largura = 875 mm
Altura = 1160 mm
Distância entre eixos = 1460 mm
Capacidade do deposito = 12.7 L
Peso em marcha = 210 kg
PVP 6.480 €
Cores Disponíveis = Preto, cinza e vermelho
- Benelli Leoncino 500 versão Trail
Concorrência
Scrambler Ducati Sixty2 399cc / 40 CV / 183 Kg / 7.795 euro
Galeria
- Benelli Leoncino 500 versão Trail
0 comments