Honda NX650 – Street Tracker da Dab Design “LM-O”
Existem preparações que merecem pela sua genialidade a nossa atenção e destaque. Esta NX650 intitulada “ LM-O” foi concebida por Simon Dabadie da Dab Design em conjunto com os preparadores espanhóis Café Racer SSpirit de San Sebastian.
![]()
A designação adotada de LM significa que na preparação da NX650 foi utilizada LIN Fiber, ou seja fibra de linho, que ao contrário da fibra de vidro é muito mais leve e tem uma resistência comparável à fibra de carbono. É por isso uma alternativa mais ecológica que as referidas anteriormente.
![]()
A fibra de linho é muito utilizada em outras indústrias tais como no fabrico de pranchas de surf, móveis, skis e pranchas de snowboard… no entanto neste caso é absolutamente original e inédito pois não se conhece nenhuma outra moto que antes tenha utilizado este material.
![]()
Simon foi o autor do design da moto e executou a mesma, peça por peça, em 3D. A partir dos desenhos 3D foi utilizada uma impressora também 3D para produzir os moldes que posteriormente serviram para fabricar as várias peças; A fibra de linho tem um bonito acabamento e textura e tem mais outra particularidade; por exemplo os faróis LED estão ocultos pela placa de número anterior e quando acesos a luz atravessa a mesma . Um efeito deveras espectacular.
![]()
Dentro de um conceito minimalista e pensando na funcionalidade e no look enduro vintage final, Simon concebeu totalmente o seu projecto em 3D com uma definição de cada elemento ao seu mais ínfimo pormenor, nas formas, nas texturas, nas cores e acabamentos . Os primeiros a serem desenhados foram o depósito, o guarda lamas e a placa frontal. A partir dos desenhos terminados foram produzidos os moldes numa impressora 3D que para produções simples se torna um processo muito menos oneroso.
![]()
Outras peças para serem maquinadas em CNC fora também desenhadas ao pormenor em 3D, exemplo das mesas , dos punhos e o tampão de depósito. A posição de condução é muito colada à de um piloto de motocross, chegada à frente e numa posição quase agressiva. O guiador é um Renthal Twinwall e montaram “risers” da Nekken com manetes e de travão e embraiagem da Roland Sands. As jantes originais de 21” e 17” foram substituídas por duas de 18” com pneus Heidenau K67. O escape foi totalmente alterado e monta uma ponteira curta da Supertrapp.
![]()
A parte de alteração do quadro e do sub-quadro foi realizada pela Café Racer SSpirit em San Sébastian, Espanha, assim como outras pequenas intervenções.
![]()
Simon refere que está preparado a partir de agora para aceitar outras preparações semelhantes à sua Tracker pois o processo está testado e funciona. Antes de cada preparação os clientes podem visualizar com precisão e ao pormenor o resultado final, participando inclusivamente na definição dos ajustes finais que pretendam.
![]()
Fotografias de CesarAbadie Fonte Dab Design e Café racer SSpirit
![]()


0 comments